segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Fundamento do Blog

Pois então. Um fundamento para o blog. Sim, porque esse será um blog de fundamento, o que de cara já o diferencia de 90% dos blogs do mundo. Começo definindo que deverá ter relação com o título, até porque foi muito, muito difícil achar um título que ainda não existisse no mundo. Não que alguém se importe com o título de um blog. Mas, tipo assim, questão de marketing: o título deve remeter ao conteúdo - ou vice-versa.

No mais, o óbvio: o assunto deve ser minimamente interessante e o autor deve possuir um mínimo de conhecimento sobre o mesmo. Para assuntos desinteressantes que não requerem qualquer conhecimento, já há os sites sobre celebridades, que são muitos.

Primeira idéia surgindo, foi só olhar para ela, bem aqui, olhando pra mim: cerveja. É perfeito! Cerveja existe, tipo, desde sempre, e nunca foi tão atual como agora, com a proliferação das cervejarias artesanais e a popularização de marcas milenares e tipos refinados. Ninguém duvida que seja um assunto interessante e eu não duvido que eu tenha um mínimo de conhecimento.

Mas não me levarão a sério falando apenas sobre cerveja. Para atingir meu objetivo maior, de elevar o conhecimento sobre cerveja no mundo, preciso antes adquirir respeitabilidade.

Poderia falar sobre a vida urbana também. Estamos no ápice de um processo histórico: a urbanização da civilização humana. Mais do que isso, estamos a ponto de questionar o resultado desse processo todo. A vida na cidade moderna traz confortos na mesma medida em que traz incomodações, e as pessoas aos poucos começam a se perguntar o que fazer para resolver a bagunça. E entendo minimamente de cidades, já que vivo em uma desde que nasci. E os leitores se interessam minimamente por cidades, já que quem acessa um blog provavelmente vive em uma. E ao longo da vida tive a feliz oportunidade de conhecer várias outras cidades, comparar problemas semelhantes, soluções diferentes etc.

Mas, se o mundo está virado em cidades, falemos logo do futuro do mundo, pelo menos de como podemos enxergá-lo a partir do hoje. Afinal, essa é uma era de novidades e incertezas, e o caminho a tomar para o futuro parece algo ainda em aberto. Não, desse assunto não entendo em especial, entendo apenas o suficiente para saber que ninguém que diz entender de fato entende - e isso já é um começo no mínimo interessante.

Então aí está. Esse blog falará sobre a vida e o mundo, de onde viemos e para onde poderemos ir, justificando assim - minimamente - o seu título, que na verdade era o único que ainda não existia no mundo. E, eventualmente, quando todas as questões contemporâneas e também as que surgirem em consequência a essas estiverem devidamente encaminhadas, poderemos enfim falar tranquilamente sobre cervejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário